Serra da Esperança


Serra da Esperança, Estado do Paraná, Brasil
Foto: Andres Ruggeri
http://picasaweb.google.com/andres.ruggeri/EstadoDeParan#

A Serra da esperança, como é conhecida no Paraná, trata-se de uma escarpa, que se estende de maneira descontinua dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porém, recebem outros nomes.
A escarpa apresenta como principal característica seus paredões rochosos, de até algumas centenas de metros, e separa o segundo do terceiro planalto paranaense, é cortada pelas estradas que ligam a região a Guarapuava, e Inácio Martins.
A formação é dada pelo intemperismo diferencial sobre as rochas de maior resistência das rochas vulcânicas basálticas da Formação Serra Geral.
O sistema de fraturas também é de grande importância na formação dos paredões rochosos e as fraturas são muito abundantes.
A escarpa apresenta belíssimos paredões, cavernas, cachoeiras e canyons, a região de União da Vitória e Prudentópolis apresentam centenas de cachoeiras.
É uma área muito interessante para o turismo, como já acontece no Estado de Santa Catarina, nas serras do Corvo Branco, Rio do Rastro, e canyon como o de Aparatos da Serra.
No estado existe uma Área de Preservação Ambiental (APA) sobre as escarpas, que prevê uma utilização sustentável de seus recursos, inibindo o desmatamento e degradação dos demais recursos, sejam biológicos ou físicos, pois trata-se de uma área ainda abundante em florestas nativas.
Mesmo com a implantação da APA o desmatamento criminoso é muito comum na região, dizimando um dos últimos remanescentes da Floresta das Araucárias no Brasil.

Texto: Márcio Fábio Kazubek
Fonte: HOJE CENTRO SUL

A Serra da Esperança apresenta uma grande área de formação florestal contínua, constituída em quase sua totalidade por Floresta Ombrófila Mista em bom estágio de conservação. A área abriga muitas espécies para a conservação, como as Lauráceas e outras árvores importantes do bioma e fauna rica em mamíferos e aves de grande porte, assim como a anta (Tapirus terrestris), onça (Panthera onca), o puma (Puma concolor), o urubu-rei (Sarcoramphus papa) e a harpia (Harpia harpyja).

SERRA DA ESPERANÇA vem a ser uma denominação regional da Serra Geral ou Escarpa Mesozóica, que constitui a divisão entre o Segundo Planalto (sedimentar) e o Terceiro Planalto (basáltico) no Estado do Paraná.
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, foi criada através da Lei Estadual nº 9.905, de 27 de janeiro de 1992. restando fixado, no art. 20. o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para a sua delimitação, bem assim, para o estabelecimento de normas de uso, que agora, em caráter emergencial e inicial é proposto. Aliás, na proposta de Decreto é outorgado ao I.A.P a incumbência de aditar o presente zoneamento, quando da elaboração de pesquisa mais detalhada e aprofundada sobre outros aspectos, tais como, situação fundiária/cadastral, monumentos, flora fauna, etc.
A APA da Serra da Esperança abrange os municípios de Guarapuava, Prudentópolis, Inácio Martins, Cruz Machado, União da Vitória, Mallet, Rio Azul, Paula Freitas, Paulo Frontin e Irati.
Esta APA possui uma área total de 206.555,82 ha.

Fonte: CELEPAR